dicas de light painting

Dicas de Light Painting

 

Abaixo, ficam algumas Dicas de Light Painting para facilitar o trabalho dos “artistas da luz”:


1. procure lugares que sejam o mais escuro possível.

 

Dicas de Light Painting Dicas e tutoriais Light Painting  Workshop Light Painting dicas de light painting

 

Isso diminui o estresse, deixa as fotografias mais nítidas e abre um leque de possibilidades criativas, pois toda a luz que é registrada é controlada por você. Quando o lugar não é escuro o suficiente, temos que compensar isso trabalhando muito rapidamente e se movimentando bastante na foto, para não “marcá-la”. Outra dica seria utilizar fontes de luz mais fortes, como lanternas potentes de LED ou flash em alta potência (abaixando o ISO e fechando mais o obturador).



2.procure lugares com bastante espaço para se locomover.

 

Dicas de Light Painting Dicas e tutoriais Light Painting  Workshop Light Painting dicas de light painting

 


Isso é imprescindível para o processo de criação, para poder desenhar no quadro inteiro, para poder movimentar lanternas ou parafernalhas sem que elas fiquem derrubando tudo e batendo na parede dentro de casa ou sem que vc precise cair dentro do córrego ou da lagoa. Caso não tenha espaço suficiente, um truque é trabalhar com a dupla-exposição (caso a câmera permita) ou com uma lente zoom, tomando o cuidado para não perder o foco. Nesse caso, pode-se fotografar o motivo com uma distância focal maior e depois “pintar” o quadro utilizando uma lente (ou zoom) com distância focal menor, tipo Grande-angular, assim qualquer cubículo vira um salão!



3. A MAIS IMPORTANTE: Esqueça as duas primeiras e faça do jeito que puder!

 

Dicas de Light Painting Dicas e tutoriais Light Painting  Workshop Light Painting dicas de light painting

 

pois somente assim vc vai aprender e entender o que precisa melhorar e o que poderia ter sido melhor! Ainda é um grande desafio para mim fazer Lightpainting em lugares com muita luz, mas pouco a pouco a criatividade suprime a dificuldade e começam a aparecer alguns resultados mesmo em situações adversas. Eu, sinceramente, ainda me sinto um pouco “bloqueado” quando me confronto com essas situações, mas  cada vez que eu tento, descubro uma nova maneira de solucionar o problema. É claro que podemos ter lanternas de diversas potências e/ou filtros ND, podemos adquirir diversas fontes de luz e equipamentos cada vez mais sofisticados (esses dias vi gente que faz light painting com impressora 3d ou outros que tem um led que é programado pelo computador). Eu gosto de inventar com o que eu tenho e poder tirar uma cordinha do bolso com uma lanterna amarrada e fazer uma coisa no meio de um ensaio, por exemplo. Peguem o que tiverem em casa e façam! Qualquer lanterna serve, velas servem, isqueiro serve, palha de aço e fogos de artifício servem (cuidado com os cabelos!), qualquer flash serve, celular serve…. enfim, não tem desculpa!



Dica 4. Faça, mesmo que não tenha um ajudante!

 

 

Dicas de Light Painting Dicas e tutoriais Light Painting  Workshop Light Painting dicas de light painting

 

As fotos comigo, são todas auto-retratos. Mas que um ajudante ajuda muito, isso é verdade! Um ajudante pode tampar a frente da lente com um papel preto, para que um movimento seja mais harmônico ou para que vc tenha tempo de ligar e desligar a lanterna/fonte de luz, sem que apareça um risco indesejado na foto. Ele pode auxiliar na hora de focar no escuro, entre mil outras coisas mais, além de fazer companhia e ser alguém que tenha um visão diferente, com novas ideias.

 

Detalhe: todas as fotos deste post foram feitas somente com uma pequena lanterna e nada mais. Com certeza você tem uma em casa 😉

 

Espero que essas dicas de light painting sejam valiosas e que tenham ajudado.


Façam e divirtam-se: fotões virão com certeza!

 

9 Comments

Join the discussion and tell us your opinion.

Tcharlesreply
agosto 25, 2014 at 10:08 PM

Cara, muito bom
Infelizmente não pude ir no Workshop porque moro muito longe mas fiquei muito curioso pra saber como tu fez esses círculos em volta do casal que vai até o alto

ipe Carneiroreply
agosto 26, 2014 at 09:08 AM
– In reply to: Tcharles

Oi Tcharles, Obrigado!
Esses circulos foram feitos com um bambolê cheio de lâmpadas LED, que eu construí.
um abraço

Viniciusreply
agosto 31, 2014 at 01:08 PM
– In reply to: ipe Carneiro

Bambolê com asas?

ipe Carneiroreply
agosto 31, 2014 at 01:08 PM
– In reply to: Vinicius

Quase isso Vinicius! O Meu ainda não aprendeu a voar sozinho, então tenho que jogá-lo com minhas mãos mesmo, mas deve dar para fazer umas coisas bacanas com um helicóptero RC 😉

Osvaldo Pontesreply
agosto 30, 2014 at 03:08 PM

Bela foto, bom trabalho! muito criativo

Wilsonreply
setembro 06, 2014 at 06:09 PM

Muito obrigado pelas dicas.
Gostaria de perguntar onde achar o bambole.
Grato,

ipe Carneiroreply
setembro 06, 2014 at 08:09 PM
– In reply to: Wilson

Olá Wilson,
Que bom que gostou. O Bambolê foi inteiramente construído por mim. Eu comprei mangueira preta rígida de 1/2 polegada com conector em loja de material de construção (4 Reais para 2 bambolês) os LEDs, fios e interruptores em uma loja de eletrônicos. Eu mesmo soldei tudo e depois coloquei uma camada de fita isolante para proteger.
Espero que tenha ajudado, um abraço!

Alon Borgesreply
novembro 25, 2015 at 07:11 PM

Inspirador…muito boa as dicas, além de belíssimas as imagens. Parabéns!!!

ipe Carneiroreply
dezembro 10, 2015 at 12:12 PM
– In reply to: Alon Borges

Obrigado amigo! Fico muito contente com suas palavras!

Leave a reply